segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ARDUINO (O COMEÇO DE TUDO!)

Olá, no post de hoje iremos conhecer sobre uma placa, projeto, ideia,  que tomou conta do mundo da eletrônica, utilizada em milhares de diversos projetos e aplicações, ela é usada por professores e novatos da eletrônica para iniciar seus estudos sobre o mundo da eletrônica e programação, hoje iremos falar sobre o Arduino!
O Arduino foi pensado, desenvolvido e criado na Interaction Design Institute, localizada em Ivrea, na Itália em 2005. Tudo começa quando o professor Massimo Banzi procurava uma solução barata que proporcionava aos estudantes de design, uma interação com a tecnologia para desenvolver seus projetos. Ele então, discuti seu problema com David Cuartielles, um pesquisador visitante da Universidade de Malmö, na Suécia, que estava procurando uma solução semelhante, e neste momento, nasce o Arduino!  

Na época, os produtos existentes no Mercado eram caros e relativamente difíceis de se utilizar. Banzi e Cuartielles decide então, desenvolver um microcontrolador que poderia ser utilizado pelos seus estudantes. As principais exigências eram que fosse barato, o preço almejado não poderia ser mais do que, por exemplo, o que um estudante gastaria se saísse para comer uma pizza! E que fosse uma plataforma que qualquer pessoa pudesse utilizar.

David Cuartielles, começa então a desenhar a placa, e um aluno de Massimo, David Mellis, programou o software para executar a placa. Massimo contrata então um engenheiro local, Gianluca Martino, que também trabalhou no Design Institute ajudando alunos com seus projetos, e ele, Gianluca concorda em produzir uma tiragem inicial de duzentas placas.
O nome "Arduino", surge em referência a um bar local frequentado por membros do corpo docente e alunos do instituto.

As placas eram vendidas em forma de kit, para possibilitar que os alunos fizessem seus próprios projetos. A tiragem inicial foi rapidamente vendida, e mais unidades foram produzidas para manter a demanda. Foi quando, designers e artistas de outras áreas começam a ouvir falar sobre o Arduino e começam usá-lo em seus projetos. Sua popularidade cresce rapidamente, e um grande público começa a perceber como o Arduino é um sistema de fácil utilização, de baixo custo e que poderia ser usado em seus próprios projetos, bem como era uma excelente forma de iniciar na programação de microcontroladores.
A definição que segue no site do próprio Arduino, é a seguinte:

" Placas Arduino são capazes de ler entradas - a luz em um sensor, um dedo em um botão, ou uma mensagem de Twitter - e transformá-lo em uma saída - ativação de um motor, ligar um LED, publicar algo online. Você pode dizer ao seu conselho o que fazer através do envio de um conjunto de instruções para o microcontrolador no tabuleiro"

O projeto original recebeu diversas melhorias, e novas versões foram introduzidas. E hoje, as vendas dos Arduinos oficiais ultrapassam mais de 300 mil unidades, e eles são vendidos em todo o mundo por intermédio de uma série de distribuidores. Existe agora no mercado, diferentes versões de placas de Arduino, então daremos uma olhada nelas em breve!
  • Mais então porque utilizar o Arduino em seus projetos?

Podemos dizer que o Arduino é tanto um software quanto um item básico de hardware. Ao mesmo tempo em que ele é um SDK (kit de desenvolvimento de software), é também um ADK (kit de desenvolvimento de acessório).
A ideia do Arduino é possibilitar que desenvolvedores criem aplicativos específicos para rodar em um circuito eletrônico básico. A partir de tais circuitos, o Arduino possibilitará a criação de gadgets e eletrônicos de alta qualidade. E possibilita você a testar um projeto, ou circuito antes mesmo de tirá-lo do papel.

Entre outras vantagens, as que mais se destacam são:
  • Barato
  • Multi-Plataforma
  • Ambiente de Programação de Fácil Utilização, claro!
  • Open source e hardware extensível
  • Open source e software extensível

Vou ficando por aqui, hoje você aprendeu como surgiu essa excepcional placa de desenvolvimento, e nos próximos post irei abordar como utilizá-la, então até lá, Grande Abraço!

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário