sábado, 9 de janeiro de 2016

RESISTORES PARTE 1

Olá! Hoje daremos início ao nosso estudo sobre eletrônica, e não poderíamos começar por outro componente a não ser do mais usado e que serve de base para qualquer projeto de eletrônica.

Estamos falando do RESISTOR e iremos dividir os estudos sobre ele em três partes, a primeira será abordado suas funções, especificações e leitura do valor ôhmico que o resistor carrega.
As demais partes irão ter continuidade nos proximos post, vamos nessa então!

Definição: O resistor é um componente eletrônico com a função principal de limitar a passagem de corrente elétrica. Além disso, tem a capacidade de transformar energia elétrica em energia térmica (o chamado Efeito Joule), se utilizando do material que ele fabricado, por exemplo, resistor de fio carbono.
Especificações Técnicas: As especificações técnicas são aquelas encontradas nos datasheets dos componentes, e no caso dos resistores, as informações encontradas são: 
 
  • Valor nominal da resistência [Ohm]
  • Tolerância [%] (indica a diferença máxima (+/-) entre o valor nominal e o valor real da resistência)
  • Potência de dissipação nominal [W]
  • Diagrama de potência-temperatura
  • Coeficiente de temperatura
  • Tensão máxima nominal [V]
  • Tensão de ruído
  • Coeficiente de tensão
  • Característica resistência-frequência
" As três primeiras se denominam as mais importantes, e por isso são as sempre fornecidas pelo fabricante"
Leitura do resistor: O resistor já possui seu valor de resistência, como também o seu valor de tolerância que são geralmente identificados por um determinados código de cores. Esse código pode ser encontrado com 4,5 ou 6 faixas de cores, cada um com seu método de leitura. Porém, cada código auxilia na leitura do outro, por exemplo, o código de 4 cores, serve de base para a leitura do código de 5 cores. Já o de 6 cores, é praticamente igual ao de 5, tendo como adicional em seu código um coeficiente de temperatura.

As tabelas que apresentaremos a seguir, auxiliam na identificação dos valores de resistência nominal, assim como de sua tolerância. Consiste de faixas coloridas que são pintadas em torno do corpo do resistor. então o esquema é simples: Os primeiros números são os primeiros dígitos significativos do valor da resistência, seguidos de um multiplicador, e pelo valor da tolerância. Cada cor corresponde a um determinado número, mostrado na tabela abaixo. 
"A tolerância para um resistor de 4 faixas será de 20%, 5%, ou 10%. Atualmente, a maioria dos resistores são fabricados na tolerância de 5%, ou seja, a última faixa é dourada."
Leitura Alfanumérica: Com o desenvolvimento da eletrônica e a necessidade de miniaturização dos componentes para melhorar os hardwares cada vez mais, está ficando mais difícil conter todas as faixas de cores em componentes tão pequenos, como exemplo os resistores para montagem em superfície (SMD's). Desta maneira, um sistema de codificação alfanumérico é utilizado. E agora veremos como realizar sua leitura:
Este método se utiliza de três números, em algumas vezes contém uma determinada letra. Os números representam o mesmo que as primeiras três faixas coloridas de um sistema de identificação por 4 faixas coloridas. Já a letra representa a tolerância, sendo: M=±20%, K=±10%, J=±5%, G=±2%, F=±1%.


Então pessoal para resumir o estudo de hoje essa imagem ira relembrar o que nós aprendemos:


Por hoje é isso, espero que tenha gostado e principalmente adquirido mais conhecimento, se houver alguma dúvida ou sugestão, peço que entre em contato conosco que iremos atender o mais rápido possível. Deste já um grande abraço e até o próximo post! \0/ 
Compartilhar:
←  Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário